Mensagens

A mostrar mensagens de abril, 2021

Estrelícia - (Strelitzia reginae)

Imagem
Classificação taxonómica      Reino: Plantae Divisão: Magnoliophyta Classe:Liliopsida Ordem: Zingiberales Família: Strelitziaceae Género: Strelitzia Espécie: Strelitzia  reginae Nome vulgar: Estrelícia Porte: Herbácea É uma planta herbácea perene, rizomatosa, com raízes carnudas e compridas e com folhas rijas que podem chegar a 1,50 m de altura. É originária da África do Sul e foi introduzida como planta ornamental na Europa há 200 anos. As suas flores exóticas muito particulares e de longa duração são a razão de ser da sua popularidade e surgem um pouco ao longo de todo o ano, sobretudo nos meses de inverno e primavera. Curiosidade Strelitzia reginae significa estrelícia da rainha em homenagem à rainha Carlota Sofia, duquesa Mecklemburg Streliz e mulher do rei Jorge III, de Inglaterra. A flor desta estrelícia é a flor oficial de Los Angeles.

Buganvília - (Bougainvillea)

Imagem
Classificação taxonómica Reino: Plantae Divisão: Magnoliophyta Classe: Magnoliopsida Ordem: Caryophyllales Família: Nyctaginaceae Género: Bougainvillea Nome científico: Bougainvillea Nome vulgar: Buganvília Porte: Herbácea Destaca-se pela três proeminentes brácteas que rodeiam cada uma das suas pequenas flores cremes ou amarelas. Embora a cor mais comum desta trepadeira seja o violeta, também é frequente encontrar variedades em vermelho, branco ou alaranjado a decorar fachadas do litoral mediterrânico ou atlântico. É nestas zonas que melhor se adapta porque o clima favorece a adaptação e o desenvolvimento. Adora o Sol pleno e prefere as paredes próximas da costa e orientação a Sul mas também pode ser cultivada em vaso ou como pequena árvore.

Azevinho Madeirense

Imagem
Classificação taxonómica Família : Aquifoliaceae Espécie : Ilex perado subsp. perado Nome Comum : Perado; azevinho Origem : Madeira Porte : Arbusto   As folhas A observação das folhas permite distingui-lo bem do congénere europeu. Estas são igualmente coriáceas, mas maiores, obovadas e quase sem espinhos nas margens. As folhas dos rebentos e das plantas novas são elípticas e espinhosas. As flores As flores brancas, pequenas e discretas, aparecem em maio e junho.

Nota introdutória

A elaboração deste trabalho é o resultado da Prova de Aptidão Profissional do curso de Gestão do Ambiente, cujo tema/assunto principal é a catalogação e divulgação da riqueza botânica existente nos jardins da escola básica e secundária de Santana. Pretende-se criar um instrumento de análise e conhecimento sobre muitas plantas que se encontram nos mais diversos espaços dentro do perímetro escolar. É, também, uma pretensão a divulgação junto da comunidade escolar da riqueza aqui existente, nomeadamente com apresentação deste estudo junto de várias turmas e de outras plateias que se venham a considerar importantes.